maes de alphaville, papo de mãe, saúde, saúde bebe

O biscoito polvilho e a gordura trans


Logo que a gente vira mãe a gente percebe: o biscoito de polvilho anda sempre com a gente rs! Sim, ele é meu companheiro rs. Quando o bebê começa a beliscar, um dos primeiros alimentos que a gente oferece é o polvilho né? Poxa qual a mãe aí que não morreu com a fofurice do filhote com um biscoitinho na mão e salivando? Ele segurando sua primeira “comidinha”?
Enfim, eu sou mais uma destas. Mega fã do biscoito ele era meu amigo para todas as horas.
Mas há super, super mesmo, pouco tempo eu percebi um item em sua composição nada agradável….e choquei: ele está presente em diversas marcas super conhecidas de polvilho: a tal da gordura trans.
Sim, o ingênuo e pobre polvilho nosso de todos os dias, que ajuda a gente no trânsito, na espera do médico, na correria do dia a dia pode ter um componente nada saudável! ( e que sim, faz BEM mal á saúde dos pequenos).
Mas o que é gordura trans e porquê faz tão mal? Como eu não sabia e só descobri depois de pesquisar  divido com vocês aqui: “a gordura trans é a gordura vegetal hidrogenada, encontrada na maioria dos alimentos industrializados. Essa gordura faz mal à saúde se consumida em excesso. “Além de muito calórica, aumenta o colesterol total e o ruim, o LDL, podendo gerar diabete gestacional e hipertensão”,
Para complementar aqui nossas informações vamos também entender melhor o que é esta ”tal” gordura hidrogenada? “A substância é formada por ácidos graxos trans, compostos obtidos por meio de um processo químico que pode ser natural (como acontece em pequenas quantidades com algumas carnes e leites ainda no organismo dos animais) ou industrial (quando o óleo vegetal líquido é transformado artificialmente em gordura sólida) – e é este último que devemos ficar atentos.” As empresas alimentícias fazem esse procedimento para melhorar a consistência e aumentar o tempo de conservação de produtos como margarinas, sorvetes, biscoitos, bolos, tortas, pães, salgadinhos e bombons. Lanchonetes e restaurantes também utilizam gordura hidrogenada no preparo de frituras. O problema é que ela é duplamente prejudicial: eleva os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue ao mesmo tempo em que diminui os de colesterol bom (HDL). Além disso, não é sintetizada pelo corpo, o que resulta na produção de gordura visceral, aquela que se acumula na região da cintura.”  e acordo com a pediatra Fernanda Luisa Ceragioli Oliveira, membro do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as consequências são graves. Essas mudanças aumentam os riscos de crianças e adultos desenvolverem diabetes, pressão alta, colesterol e triglicérides altos, que, por sua vez, facilitam a ocorrência futura de arteriosclerose (obstrução progressiva da parede das artérias), dislipidemia (presença anormal de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue), infarto e AVC (acidente vascular cerebral).– Para ler a matéria toda cliquem aqui – (fonte Revista Crescer).
Mas mamães CALMA que ainda há salvação!!! rs
Existem algumas marcas que não possuem gordura trans! E então é preciso que estejamos atentas aos rótulos!
As marcas: Cassini, Qualitá CONTÉM a gordura trans. Fiquem atentas!
343972x200x20034956
No Rio os biscoitos GLOBO são uma ótima pedida, deliciosos e não possuem nenhum tipo de corante, conservante ou antioxidante.
biscoito globo
As marcas que costumam não ter a gordura trans são as menos industrializadas, portanto vale a pena a gente ter informação para consumir o que faz bem!
Beijos
Ana
tem instagram? @anaflacarramaschi  me segue por lá que têm outras dicas do dia a dia!)

Comente!