Baby, comidinhas

Mari Valentini: a mamãe do Leo e seu melhor cliente!

Convidei a Mari pelo instagram para fazer este post para vocês, ela é chefe de cozinha e apresentadora do programa COZINHA CASEIRA no canal Bem Simples, temos alguns amigos em comuns e agora dividimos e compartilhamos por lá nossos mundos de “mães”.

foto

(querem seguir a gente? @marivalentini /@anacarramaschi)

A Mari,agora mãe do pequeno Leonardo, como uma boa cozinheira de mão cheia, está se deliciando nos preparos das papinhas de seu melhor cliente! Olhem que coisa mais fofaaa!!!

fotofotofoto

A Mari então vai contar para a gente esta história!

“Sou chef de cozinha a 14 anos, apresentadora do programa Cozinha Caseira, no canal Bem Simples e professora de gastronomia a outros tantos anos, mas uma coisa que sempre quis, desde criancinha, é ser mãe.

Já cozinhei para tudo quanto é tipo de gente, cerca de 2000 por mês no meu restaurante, mas quando me vi gravida do Leo pensei: O que vou cozinhar para esse menino? Senti a maior responsabilidade do mundo nas costas e pensava: “E se ele não gostar de comer?” “E se ele não gostar da minha comida?” Comecei a pesquisar tudo sobre o assunto e achei muito pouca coisa na internet sobre isso, a maioria técnica demais. Conversei então com médicos, pediatras e nutricionistas a respeito da papinha ideal. Tudo foi se esclarecendo e hoje até dou aulas e escrevo sobre o assunto na revista Claudia Bebe.

A instrução inicial da pediatra aos 6 meses do filhote foi: “Começa com 30 ml de suco de laranja lima no meio da manhã e uma fruta amassada à tarde”. Ok. O Leo tomou os 30 ml de suco e ainda queria engolir o bico da mamadeira, então dei por conta própria mais 30. À tarde viajei, resolvi começar com abacate, que não tem nada de doce. Ele odiou e passei para pera raspadinha, que foi bem. Uma amiga medica disse que mesmo as que ele não gostar muito, é para dar de novo outro dia já que só dá para se estabelecer um paladar depois de umas 10 tentativas.

Segundo a pediatra, se ele tivesse nota 10 ao engolir essas frutas, eu podia começar com a papinha depois de uma semana. Se não depois de 2 semanas.

Juntando o que ela me disse com tudo que pesquisei descobri que a papinha ideal tem que ter: Uma proteína (músculo, frango etc), uma verdura (espinafre, acelga etc), um legume (cenoura, abobrinha etc), um tubérculo (mandioquinha, batata etc) e um grão (lentilha, arroz integral etc). Depois de algumas semanas,  gema de ovo cozida e azeite extra virgem no final. Cozinha tudo e nada de passar na peneira, é amassado para os peticos terem vontade de mastigar. E não coloco sal, já que os rins deles não são maduros ainda!

Eu tinha ouvido falar para começar com um sabor de cada vez e depois dar a completa, mas por sorte tenho um filho comilão então pulei essa parte. Arrisquei dar a papinha completa e bem molhadinha logo e comecei com ingredientes mais doces para não assustar, como mandioquinha, milho, cenoura etc. Deu super certo. E tento ao máximo usar produtos orgânicos e livres de antibióticos (principalmente frango).

Hoje, depois de três meses de papinha, o Leo já comeu laranja, mamão, maçã, pera, abacate, uva, manga, pessego e até mangostim. Carne, frango, cenoura, abobrinha, abobora, berinjela, tomate, salsão, acelga, escarola, espinafre, agrião, manjericão, tomilho, mandioquinha, batata, batata doce, cará, inhame, arroz integral, lentilha, milho e até quinoa.

foto (1)

Passeando com ele em uma horta outro dia, dei uma folha de hortelã para ele cheirar e ele já foi abrindo a boca. Tem um ditado oriental que diz que a cada sabor novo que a gente experimenta, ganha uns dias de vida! Meu melhor cliente então vai longe e acabou virando cobaia de uma coluna de revista, um curso de papinhas e uma consultoria de adaptação para mães, babás, avós e empregadas. E assim, meu sonho de uma vida bem saborosa para ele virou realidade!”

foto

Gostaram girls? Estou convidando 1 mamãe por semana para contar um pouco para a gente o que a faz feliz, e suas delícias da vida! Prazeres e alegrias! Quer participar? Escreve para mim: aflaviaandrade@hotmail.com quem sabe sua história não estará contada aqui!

Ah, quem se interessar a Mari dá aula de papinhas e agora está com uma aula de saladas agendada para dia 22 no Atelier Gourmand, no Jardins!

Contato da Mari:marivalentini@hotmail.com

Xoxo

Ana

Comente!