Mamãe vaidosa, Saude da mamae, saúde e beleza, Sem categoria

Cuidados da pele na gestação

Na minha primeira gestação, fiquei com a pele linda! Claro que sempre cuidei, mas essa fase foi especial, não só com a pele, também os cabelos, unhas e graças a Deus nenhuma estria!

Desta vez, apareceram algumas espinhas e estava querendo aparecer manchinhas no rosto. Corri para a minha Top Dermato Tatiana Jerez e lá ela me ajudou e explicou todos os cuidados que devemos ter na gestação.

 

DANI

 

Os cuidados de sempre devem mudar durante a gestação? Quais?
Durante a gestação devemos manter a recomendação de sempre lavar o rosto com sabonete próprio, hidratar muito bem o rosto e corpo e usar o filtro solar diariamente. Vale ressaltar que a hidratação das áreas de risco para estrias (barriga, flancos e mamas) deve ser intensificada, de preferência com produtos próprios para gestantes. A proteção solar também deve ser intensificada, pois durante este período temos maior risco de adquirir manchas. Por isso, recomenda-se o uso de filtro solar com cor de base (a cor funciona como filtro físico que protege também da luz visível -como lâmpadas e aparelhos eletrônicos- e não só da radiação ultravioleta do sol, como acontece com os filtros brancos), que deve ser repassado 3x / dia diariamente (manhã , almoço e meio da tarde) e de 2/2 horas em momentos de grande exposição solar , como na praia ou piscina.

 

– Existem ativos que devem ser evitados durante a gravidez? Por quê?
Muitos ativos presentes em cosméticos e produtos de venda livre são proibidos na gestação. Dentre eles, os mais comuns são o ácido salicílico ( presente em muitos sabonetes para pele oleosa), o ácido retinoico, e seus derivados e a uréia em concentraçoes acima de 3% ( muito comum em hidratantes para pele seca).

 

– E ativos que devem ser procurados? Quais?
Na gestação, ativos como o zinco para controle da oleosidade, o D pantenol e o óleo de semente de uva como hidratantes, a vitamina C como anti-oxidante e prevenção de manchas e o ácido azeláico para rejuvenescimento e controle de oleosidade estão liberados. Existem alguns outros que podem ser utilizados e o melhor é consultar um dermatologista para avaliar cada caso.

 

– O óleo de amêndoas é uma boa opção para evitar as estrias? Por quê?
O óleo de amendoas ajuda, mas quando usado sozinho pode não ser tão eficaz. O ideal é usar também algum hidratante específico para isso, em creme. O óleo tende a permanecer na superfície evitando a desidratação da pele, já o creme pode penetrar na pele e reverter uma situação de pele mais ressecada.
– Devem ser usados produtos diferentes para o rosto e o corpo?
Sempre! A pele do rosto tem características bem diferentes da pele do corpo. É mais fina e tem quantidade maior de glandulas sebaceas e por isso requer produtos com textura mais leve.

 

– Existe alguma forma de aliar os cosméticos à alimentação?
Uma alimentação saudável é sempre recomendável. Ainda mais numa fase tão única e com mudanças tão importantes do nosso organismo como a gestação. Mantendo a alimentação saudável e ingerindo bastante água, evitamos ganho de peso excessivo, prevenindo as tão indesejáveis estrias.

 

Vale lembrar que, até por conta do estímulo hormonal à pigmentação da pele, pintas podem crescer nesta fase. Mudanças notáveis devem sempre ser avaliadas por um dermatologista, pois o risco de melanoma ( o câncer de pele mais agressivo) aumenta na gestação.

 

Boas dicas né? Um tempinho pra se cuidar por dia, faz muita diferença no futuro! Eu já estou me cuidando!

 

Beijos mamães!

 

 

 

 

Comente!