As férias são uma ótima oportunidade de desenvolver a autoconfiança nas crianças

As férias são uma ótima oportunidade de desenvolver a autoconfiança nas crianças

Nas férias as crianças saem da rotina, brincam na casa de amigos, dormem nos avós, viajam para lugares desconhecidos e todas essas atividades podem ser aproveitadas como uma maneira de desenvolver a autoconfiança nos pequenos.

Primeiro, vamos entender o que é autoconfiança. Autoconfiança é o sentimento de que se é capaz, de que se têm as habilidades necessárias para superar os desafios do dia a dia. Explicando de uma forma simples, é aquele famoso “eu consigo” e se eu não souber como se faz “eu me viro”.

A autoconfiança é, sem dúvidas, uma das virtudes mais importantes a serem desenvolvidas nos nossos filhos. Isso porque ela funciona como se fosse uma “chave” para desbloquear qualquer problema da vida. Se eu não gosto do meu trabalho, mas confio na minha capacidade, eu troco de trabalho. Se eu não gosto do meu namorado, eu sei que encontrarei uma pessoa melhor e por aí vai. Sem autoconfiança, paralisamos frente a qualquer problema.

Os pais, em geral, erram no desenvolvimento da autoconfiança quando protegem demais os filhos ou deixam que tenham muito pouca autonomia. Isso porque, quando protegem demais, passam a informação para a criança de que ela é muito frágil ou que não sabe se virar. Ajudar muito a criança, tira dela a oportunidade de saber que ela também consegue fazer . Se a autoconfiança é um sentimento relacionado à capacidade, quando fazemos mais do que devemos por elas, não damos espaço pra que perceberem as suas próprias habilidades.

É aí que as férias podem ajudar e muito. Como são situações desconhecidas e que saem da rotina, são uma ótima oportunidade deles terem novas experiências e perceberem o quanto se viram nelas sozinhas ou com um pouco de ajuda.   Claro que é importante avaliar a idade da criança e se as crianças estão em segurança, mas em geral, podemos soltá-los um pouco mais do que costumamos fazer.

Seguem algumas dicas de como aproveitar as férias para aumentar a autoconfiança.

  • Se a criança já tiver idade, incentive-a a ficar, pelo menos um pouco, com as demais crianças e os monitores.
  • Deixe que a criança peça o que ela quer para as pessoas. Ex: Se a criança quer um sorvete, diga para ela ir pedir e, se possível, pagar e trazer o troco.
  • Deixe seu filho dormir na casa de um amiguinho.
  • Se a criança estiver brincando em uma área segura, tente evitar ficar colocando muitos medos e exagerar ao descrever os perigos. Muitos pais tendem a falar sobre os riscos de forma exagerada para as crianças.
  • Incentive a criança a ter experiências novas, a testar novas brincadeiras, fazer novas amizades.
  • Aproveite que não há horários tão rígidos para dar mais autonomia para a criança como: se trocar, comer ou tomar banho sozinha. O que ela ainda não for capaz de fazer, ajude só no que for necessário.

Desenvolver a autoconfiança é o melhor presente que pode dar aos seus filhos. Aproveite as férias e todas as situações novas, para mostrar ao seu filho quão capaz ele é.

Se você acredita que seu filho está inseguro demais para a idade, procure ajuda profissional. A orientação de pais pode ajudar e muito nessas questões.

Quem somos

O Alphamães traz a proposta de reescrever o paradigma da “mãe perfeita”.

Com honestidade e humor, Ana e Helen comentam os retratos irrealistas da maternidade que são frequentemente apresentados em todas as mídias sociais e tradicionais.

Artigos Recentes

Instagram

Rolar para cima