desenvolvimento infantil, dicas, no mercado, toddlers

Alegria, tinta, bagunça e …..limpeza!

Aqui em casa estes itens estão sempre juntos!

E funciona assim: eu tento dar o máximo possível de liberdade para a Helena para que ela pinte, brinque e se suje!!! E tento “surtar” o menos possível com as consequências desta brincadeira. Sério mesmo gente…chão, vidro, sofá, tapete, roupas…

Para isso, depois de conhecer e testar muuuitos produtos (desde a tinta ideal para ela pintar e brincar aqui em casa e como limpar a bagunça depois) encontrei alguns aliados que me ajudam dar esta “liberdade” para a Helena. Liberdade que para mim significa muuuito.

O que seria esta liberdade? A liberdade de ela aprender os limites: pode pintar no papel, no vidro, sujar o chão… mas não no tapete, no sofá, na parede…liberdade de ela experimentar e se sentir livre para criar …sem se importar! Faz parte da infância! É prazeroso, eles se sentem, de alguma maneira, poderosos com o que criam.

A Helena amaaaaaaaa brincar de tinta, chamamos de “fazer atividade” e ela aos poucos foi descobrindo pintar as mãos, os dedos…fazer pegadas!!! E ela ama ficar com aquela mãozona cheia de tinta hahaha ( que quando chega neste estado é direto para o banho!!!)

foto (1)

E hoje foi um dia destes aqui em casa…ontem fomos á papelaria, compramos cartolinas e tinta a dedo, que ela vai comigo e escolhe as cores. Aí vem a alegria da Helena em fazer, em criar que me dá um prazer e explode meu coração! Aquele sorriso é demais! #coisasdemãe

Além de ter descoberto esta tinta que sai mais fácil, também já temos uma “gaveta de roupas para ficar em casa”, que são exatamente estas usadas para as “atividades”. ( isso é suuper importante)

Esta liberdade da criança de não se preocupar em “se sujar”,a escolha do local adequado dentro de casa, faz com que elas se sintam mais seguras, pois as brincadeiras que sujam são super saudáveis e levam ao desenvolvimento e ao equilíbrio emocional.

E ainda mamães, sempre elogiem seus trabalhos, tratem com carinho e respeito o resultado deles…sempre quando Helena termina de pintar sua cartolina “colocamos para secar” em um cantinho de casa (varanda) e depois guardamos. E ela sente um baita orgulho dela mesma. É importante para eles valorizarmos o que eles produzem. Incentivar que se soltem que acreditem em si mesmo…desde pequeninos!

E para finalizar, tenham em casa produtos para limpar a obra deles! Estar preparados para o quem vem torna tudo mais fácil!!!

Hoje usei o álcool Bacfree/Coperalcool (que ganhei no evento WonderMoms) para limpar o chão ( ele é mara e cheiroso) e o sabonete da Vanish (para limpar o tapete – ops escapou algumas pegadas ali hahaha) e em 15 minutos a casa ficou limpinha!

Esta “sabonetinho” da Vanish é ótimo e custa acho que no máximo R$ 4,00 nos supermercados.

E aqui na foto, para vocês conferirem… a tinta escolhida aqui em casa, acho esta a melhor marca e a que sai mais fácil (atenção, a tinta tem que ser a base de água – nunca tinta acrílica) e a bagunça e os produtinhos.

foto

 

Beijos

Ana

Ps: para quem se interessou e curtiu o assunto baixe aqui neste link o download do livro patrocinado pelo OMO “Se sujar Faz bem” !!!

Quem curtir é só imprimir e mandar encadernar para ler com os pequenos. Boa né?

OMO se sujar faz bem

Comente!