AlphaMães, amamentacao, amamentar, Baby, bebês, crianças, filhos, mamães, moms from alphaville, papo de mãe, saúde

SOCORRO! MINHA CRIANÇA ENGASGOU!

Nesse post vamos falar sobre o engasgo, que é super comum em crianças e que pode acontecer quando menos se espera.

Por Thiago Machado.

Fonte: Instituto Infantil

Olá, mamães!

Hoje, de forma muito fácil e prática, como numa receita de bolo, vamos mostrar como é fácil desengasgar seu bebê com uma simples manobra. A manobra de Heimlich, que de complicada só tem o nome, é a manobra utilizada por equipes de resgate para socorro imediato de crianças e adultos. Não se espante mãezinha, pois é normal a criança se engasgar com algum alimento, leite ou outras coisas, dependendo da idade.

O objetivo deste post é tornar esse momento de angústia muito mais tranquilo pra você, que está socorrendo seu bebê. Lembrando: a mamãe que fizer esse procedimento deve, principalmente, manter a calma. Se você sentiu que não está apta para realizar este procedimento, peça para um adulto mais próximo realizar ou então ligue imediatamente para o serviço de resgate (192 ou193).

Manobra em bebês:

*PASSO 1- Reconheça os sintomas

Se seu filho (a) está com dificuldade respiratória, tosse, náusea, palidez, coloração roxeada dos lábios, dificuldade para chorar e ruído na respiração, provavelmente ele (a) engasgou.

*PASSO 2 – Coloque seu bebê de bruços apoiado na sua coxa.

De forma que a cabeça fique mais baixa que o restante do corpo, deixe seu bebe de cabeça pra baixo de modo que sua coxa encoste-se à parte da frente do corpo da criança.

*PASSO 3 – Aplique 5 golpes nas costas.

Após posicioná -la, bata 5 vezes nas costas do bebê com a parte mais firme da palma da mão, para que o objeto possa sair das vias respiratórias.

*PASSO 4 – Se você perceber que ainda não deu certo, vire a criança.

Vire seu bebê de barriga pra cima, ainda apoiando em sua coxa e mantendo a cabeça mais baixa que o restante do corpo. Dessa vez, aplique 5 compressões no meio do tórax para que ele possa desengasgar.

*PASSO 5 – Observe se deu certo.

Feito isso, observe na boca da criança se o objeto ou alimento saiu com a manobra. Se você não visualizá-lo, não coloque os dedos na boca da criança. Só retire o objeto da boca do bebê se conseguir visualizá-lo, faça isso com cuidado. Caso o engasgo ainda persista, ligue imediatamente para 192 ou 193 para solicitar auxílio especializado.

Manobra feita em bebês

Se seu filho já consegue ficar em pé ou já é maiorzinho, a manobra pode ser realizada de forma mais fácil. Basta se posicionar atrás dele, abraça- lo de modo que suas mãos toquem abaixo do tórax da criança. Pressione suas mãos e faça o movimento para subir o objeto que está engasgado, como na imagem abaixo.

Manobra em adultos

Mães, espero que isso tenha ajudado vocês. O mais importante é sempre manter a calma e saber que coisas desse tipo podem acontecer com nossos pequenos a qualquer hora.

 

Ps: Você já viu o nosso vídeo? Dê uma PARADINHA, clique AQUI e assista, compartilhe e marque todas as mamães!!!

Comente!