Escolas com arquiteturas sensacionais são aquelas que interferem positivamente o seu entorno, influenciando a forma como as pessoas trabalham e aprendem dentro dele. Além disso é fundamental que o projeto dialogue diretamente com o projeto pedagógico da escola.

A escola deve ser um ambiente agradável, participativo e convidativo, para que isso aconteça de forma eficiente é importante o envolvimento da comunidade na idealização deste projeto para que ela se sinta parte integrante do espaço.

Ao redor do mundo temos muitas escolas com  arquiteturas sensacionais, que são grandes exemplos de que este formato de projeto é sucesso.

A escola Vittra Telefonplan em Estocolmo, optou por ambientes sem paredes proporcionando maior integração entre os alunos, possibilitando a troca valorosa entre as diferentes faixas etárias.

A Orestad College, em Copenhague, Dinamarca tem espaços confortáveis de leitura para os jovens.

Já a escola que ficou conhecida como referência da arquitetura influenciando a educação é a escola SaunaLahti, localizada na cidade finlandesa de Espoo, um prédio que seduz a entrar e desfrutar de seus espaços.

No projeto criado pela empresa Verstas, os alunos podem se sentar onde quiserem e são estimulados a se comunicarem e participarem das aulas – que são quase em sua totalidade realizadas em grupos de trabalho. As poltronas são reguláveis, confortáveis e adaptadas para o uso de laptops – que substituem as lousas e são conectados a uma rede própria.

Rodeada por amplas janelas, a escola integra a área externa e o meio ambiente ao interior da escola, ajudando acabar com o nível de estresse costumeiro do ambiente escolar. Os prédios são desenhados para que ninguém se perca, com zonas destinadas a cada faixa etária pintadas em cores diferentes, a devida e discreta segurança, mas sem barreiras ou maiores proibições de circulação. O objetivo principal e cada vez mais raro é tornar novamente estimulante e prazeroso o nobre ato de aprender.

Além destes três grandes e importantes exemplares, podemos observar outras escolas com arquiteturas sensacionais ao redor do mundo …

Biblioteca Maya Somaiya, Sharda School / Sameep Padora & Associates

 

Fuji Kindergarden (Tókio, Japão)

 

Ecole_Maternelle_Pajol__Paris_França

 

Centro_Infantil_Municipal_El_Chaparral_Granada_Espana

 

Creche_de_la_Girafe_Boulogne_França

Nós do Lá Na Teka somos grandes entusiastas de tudo que envolva as crianças e interfira positivamente para o desenvolvimento delas.