O silêncio de alguns assuntos da maternidade

Existe um silêncio profundo sobre certos assuntos da maternidade.
Nós preferimos o caminho oposto: falamos sobre isso.
Desde quando li Laura Gutman há anos e anos atrás uma frase ecoou e jamais saiu da minha mente: nunca na história foi esperado ou considerado “normal” que as mulheres façam a maternidade sozinhas.
Quem lembra que nossas avós moravam juntas, famílias gigantes moravam nas mesmas casas(me lembra até novela da Globo né!) ou mesmo tribos de indíos… todos cuidam da criança e se ajudam.
E então se vc parar pra pensar esta jornada era compartilhada.
Mas em algum momento ao longo do caminho, tornou-se “norma” que as mães façam tudo sozinhas, em algum momento esperam que a gente faça tudo perfeitamente e sozinhas!
Que a gente trabalhe em tempo integral alegremente e depois ainda esperam que possamos seguir para casa para cozinhar,limpar,fazer o dever de casa com os filhos e ainda: e permanecer perfeitamente felizes … Mas a REAL é que podemos fazer tudo perfeitamente se nos permitirmos e aceitarmos que é impossível de fazer TUDO isso sozinhas, com um sorriso estampado em nossos rostos.
Mas quando passamos a dividir, ter uma amiga, uma compania, alguém que vc olha e te entende algo acontece.
Algo acontece quando as pessoas compartilham o difícil, sei lá, diminui a carga, alivia a mente, e percebemos que em certos momentos perder o controle é normal, birras de criança é normal, chorar no banheiro é normal, ter um filho adolescente mal humorado não é um reflexo de sua maternidade … quando aqui compartilhamos o difícil, isso faz o silêncio da maternidade muito menos silencioso.
Então, para todas vocês que se sentem em um ciclo vicioso,com aquela sensação de falhar em tudo, acreditem: Você é um humano que está criando filhos. Caraca eu penso, que responsabilidade! (Mas tbm penso: que coisa genial!!! São tantos aprendizados!)
E para todas as mães que acham que quando elas compartilham o difícil “elas estão reclamando”, que tal reformular este pensamento e pensar no quanto que você está ajudando, porque há 100% de chance de alguém se sentir exatamente como você. ❤️
(amigas na maternidade servem pra isso: tenha-as!)

Por |2018-10-08T14:49:34+00:00setembro 28th, 2018|Mães|

Deixe um comentário

Seja a primeira a ver nossas “histórias reais".

Com a missão de trazer uma vida mais leve e algumas risadas, as alphamães te apresentam um mundo novo!
CADASTRAR
close-link

NOTA

Muitas das imagens do nosso blog vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao acervo do AlphaMães, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso blog e você desejar sua remoção, favor enviar um email para alphamaes@alphamaes.com.br que prontamente a retiraremos do ar.

Pictures for this blog come from multiple sources. None of the pictures belong to us unless otherwise noted. If one of your pictures is on the site and you want it removed please write to alphamaes@alphamaes.com.br
OK