Socorro! minha criança engasgou!

Nesse post vamos falar sobre o engasgo, que é super comum em crianças e que pode acontecer quando menos se espera.

Por Thiago Machado.

Fonte: Instituto Infantil

Olá, mamães!

Hoje, de forma muito fácil e prática, como numa receita de bolo, vamos mostrar como é fácil desengasgar seu bebê com uma simples manobra. A manobra de Heimlich, que de complicada só tem o nome, é a manobra utilizada por equipes de resgate para socorro imediato de crianças e adultos. Não se espante mãezinha, pois é normal a criança se engasgar com algum alimento, leite ou outras coisas, dependendo da idade.

O objetivo deste post é tornar esse momento de angústia muito mais tranquilo pra você, que está socorrendo seu bebê. Lembrando: a mamãe que fizer esse procedimento deve, principalmente, manter a calma. Se você sentiu que não está apta para realizar este procedimento, peça para um adulto mais próximo realizar ou então ligue imediatamente para o serviço de resgate (192 ou193).

Manobra em bebês:

*PASSO 1- Reconheça os sintomas

Se seu filho (a) está com dificuldade respiratória, tosse, náusea, palidez, coloração roxeada dos lábios, dificuldade para chorar e ruído na respiração, provavelmente ele (a) engasgou.

*PASSO 2 – Coloque seu bebê de bruços apoiado na sua coxa.

De forma que a cabeça fique mais baixa que o restante do corpo, deixe seu bebe de cabeça pra baixo de modo que sua coxa encoste-se à parte da frente do corpo da criança.

*PASSO 3 – Aplique 5 golpes nas costas.

Após posicioná -la, bata 5 vezes nas costas do bebê com a parte mais firme da palma da mão, para que o objeto possa sair das vias respiratórias.

*PASSO 4 – Se você perceber que ainda não deu certo, vire a criança.

Vire seu bebê de barriga pra cima, ainda apoiando em sua coxa e mantendo a cabeça mais baixa que o restante do corpo. Dessa vez, aplique 5 compressões no meio do tórax para que ele possa desengasgar.

*PASSO 5 – Observe se deu certo.

Feito isso, observe na boca da criança se o objeto ou alimento saiu com a manobra. Se você não visualizá-lo, não coloque os dedos na boca da criança. Só retire o objeto da boca do bebê se conseguir visualizá-lo, faça isso com cuidado. Caso o engasgo ainda persista, ligue imediatamente para 192 ou 193 para solicitar auxílio especializado.

Manobra feita em bebês

Se seu filho já consegue ficar em pé ou já é maiorzinho, a manobra pode ser realizada de forma mais fácil. Basta se posicionar atrás dele, abraça- lo de modo que suas mãos toquem abaixo do tórax da criança. Pressione suas mãos e faça o movimento para subir o objeto que está engasgado, como na imagem abaixo.

Manobra em adultos

Mães, espero que isso tenha ajudado vocês. O mais importante é sempre manter a calma e saber que coisas desse tipo podem acontecer com nossos pequenos a qualquer hora.

 

Ps: Você já viu o nosso vídeo? Dê uma PARADINHA, clique AQUI e assista, compartilhe e marque todas as mamães!!!

Por |2018-10-04T14:02:24+00:00dezembro 21st, 2017|Amamentação, Bebês, Crianças, Filhos, Mães, Saúde|

Deixe um comentário

Seja a primeira a ver nossas “histórias reais".

Com a missão de trazer uma vida mais leve e algumas risadas, as alphamães te apresentam um mundo novo!
CADASTRAR
close-link

NOTA

Muitas das imagens do nosso blog vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao acervo do AlphaMães, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso blog e você desejar sua remoção, favor enviar um email para alphamaes@alphamaes.com.br que prontamente a retiraremos do ar.

Pictures for this blog come from multiple sources. None of the pictures belong to us unless otherwise noted. If one of your pictures is on the site and you want it removed please write to alphamaes@alphamaes.com.br
OK