Aprender inglês enquanto descobre o mundo é um dos lemas da Tip Toe onde os alunos falam inglês em tempo integral.

tiptoe2 logo-tiptoe

A escola americana Tip Toe Alphaville’s Montessori School é uma escola de Educação Infantil, que atende crianças de 1 ano e meio a 6 anos. Está instalada em uma área verde de 10 mil metros quadrados, com horta, pequenos animais em um espaço privilegiado em meio a muito verde.

A Tip Toe, segue o Método Montessori, idealizado por Maria Montessori, e aqui na região é a única escola Montessoriana e Americana de Alphaville.

“Montessori é uma educação para a preparação da independência , não apenas para a escola , mas para a vida”

tiptoe120141211034545_1134a0123afd35dda3b8a37565c29e66_1

 

O objetivo da Tip Toe é proporcionar excelentes condições de aprendizagem,  estimular a independência, a concentração, o senso de organização, e a preocupação com o meio ambiente.

A aprendizagem das línguas: inglesa e portuguesa acontece por meio desta interação, e a escola recebe alunos a partir dos 18 meses.

O curso de Educação Infantil, dos 18 meses aos 6 anos, através do no método Montessori, é baseado na curiosidade natural de uma criança  a chave natural para estabelecer seu próprio desejo de aprender.

A atmosfera de reforço positivo criada para educar permite a cada aluno explorar sua capacidade potencial, ajudando-o a crescer e desenvolver-se, fortemente estabelecido em valores familiares.

O método Montessori oferecer a liberdade para a criança se expressar e criar.

Na Tip Toe Alphaville’s Montessori School, as aulas são ministradas exclusivamente em inglês, idioma no qual também ocorre a alfabetização ao ingressar na Discovery Alphaville’s Elementary School, responsável pela Educação Fundamental.

Seguindo um currículo americano do 1º ao 9º ano, a escola insere, paralelamente, aulas de língua portuguesa e estudos da cultura brasileira, criando assim um currículo bilateral.

Possui, ainda, um quadro docente composto por profissionais brasileiros e estrangeiros, graduados tanto nacional quanto internacionalmente.

Através de uma proposta de ensino que favorece a interação com o meio impulsionado pela linguagem, a Tip Toe Alphaville’s Montessori School prepara seres humanos conscientes e respaldados de um raciocínio crítico que os habilita a lidar com o mundo que os espera.

“Nunca ajude uma criança numa tarefa em que ela seja capaz de fazer por si mesma”. Maria Montessori

O QUE É MONTESSORI NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Montessori esteve, de muitas maneiras, à frente do seu tempo. Na prática da medicina, sua observação clínica levou-a a analisar como as crianças aprendem e como elas se constroem ao se relacionarem com o meio ambiente.

O método Montessori de educação se desenvolveu baseado em observações científicas de crianças que absorviam sem esforço algum o meio que as circundavam como também o interesse incansável de manipular materiais.

Toda peça de equipamento, todo exercício, todo o método montessoriano desenvolvido, foi baseado na observação do que as crianças fazem naturalmente, por si próprias, sem a assistência dos adultos.

Montessori dizia que as crianças aprendem por elas mesmas.

Crianças até 6 anos tem um extraordinário poder da mente. Elas possuem uma capacidade universal de absorver conhecimentos ao seu redor somente vivendo. Elas assimilam o ambiente – o espaço físico, a língua, os movimentos dos adultos e crianças – com o que Montessori chamou de “mente absorvente”.

Devido a mente absorvente, as crianças pre – escolares não necessitam de um ensino direto para aprenderem.

O ambiente montessoriano propicia às crianças liberdade para se locomoverem, tocarem, manipularem e explorarem todos os materiais dispostos na sala de aula. Neste ambiente, elas aprendem a trabalhar independentemente, tomando iniciativas que irão fomentar a concentração e auto disciplina.

As classes montessorianas são agrupadas em múltiplas idades. As salas da Tip Toe se dividem em:

Toddlers: 1 a 3 anos

Kindergarten: 3 a 6 anos

Este ambiente propicia as crianças a aprenderem umas com as outras dividindo seus conhecimentos assimilados.

Os mais novos tem a chance de verem à frente do que virá a seguir e os mais velhos reforçar o conhecimento adquirido compartilhando com os mais novos.

Através da responsabilidade, da diferença de idades e habilidades, e do respeito entre elas, a classe se torna uma próspera comunidade onde todos se respeitam com dignidade.

A classe montessoriana deve ser desenhada para facilitar a exploração e a independência da criança ao máximo.

O currículo da educação infantil é dividido em 5 áreas distintas: Vida Prática, Sensorial, Matemática, Linguagem e Estudos Culturais. É importante lembrar que o currículo é interdisciplinar e interativo.

Maria Montessori escreveu que o adulto trabalha para aperfeiçoar o ambiente enquanto que a criança trabalha para aperfeiçoar-se.