Liderança Generosa: dica de leitura!

 

Olá Girls,

Hoje farei um post sobre um livro que aparentemente não faz parte do universo feminino.

Eu disse aparentemente!

O livro se chama “ Liderança Generosa” escrito por  Marcelo Jabur e foi lançado segunda-feira dia 3/6/2013 na livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. E eu fui!

Eu fui ao lançamento e simplesmente adorei o livro! E quero compartilhar alguns pontos com vocês.

IMG_1747

Marcelo Jabur é professor na fundação Getúlio Vargas e uma de suas matérias é Aspectos Comportamentais de Gestão de Pessoas. É doutor em Psicologia pela USP, trabalha com treinamentos corporativos, consultorias, palestras e atua como Coach executivo em grandes empresas.

IMG_1751

Seu livro aborda a influência de um bom relacionamento na produtividade e eficácia de uma empresa. E como um líder deve se portar para alcançar melhores resultados, e conduzir de forma harmoniosa e produtiva os seus funcionários. O mais legal de tudo é que Marcelo usa uma linguagem muito simples e fácil para ler.

Seu livro é de fácil compreensão e linguagem direta.

E ai vocês me perguntam: “Mas Helo, eu não tenho empresa, o que isso tem a ver comigo” ?

Pois é exatamente ai que nos enganamos…

Todas nós, mulheres, mães, donas de casa, somos empresárias de nossas casas, nossos filhos, nossas funcionárias do lar, das nossas rotinas, nossos estudos.

É muito bom saber ser uma líder e conduzir todas as nossas questões de forma generosa, como Marcelo aborda em seu livro, para que tenhamos bom resultados.

Se dar bem com as amigas, convencer seu filho, conduzir questões com o marido, desenvolver trabalho em grupo na faculdade, orientar nossas funcionárias do lar, são sim nossas funções e nisso nós somos as lideres.

Quando falo de produtividade e eficácia no nosso caso, eu falo em saber gerenciar todas as áreas da nossa vida, de maneira que dêem bons resultados e em que todos saiam satisfeitos.

Marcelo cita em seu livro sobre ser generoso. E que isso não implica em ser bobo. Ele coloca que o significado de ser generoso está ligado a ações nobres, francas, magnânimas.

E é assim que se deve permear todas as nossas relações em que somos de certa forma lideres. E ter um bom relacionamento interpessoal interfere naquilo que serão nossos resultados.

Ele coloca alguns pontos importantes para um líder e que vou compartilhar, dando o meu parecer no nosso caso:

Produzir sempre o melhor produto ou serviço – Para nós Girls, tudo que fizermos deve ser o nosso melhor, nos empenhar para sermos melhores e buscar sempre o melhor resultado. Isso pode ser fazendo um bolo, comandando uma rotina, educando um filho…

Oferecer ajuda ás outras pessoas – Estar a disposição para ajudar um amigo, ajudar seu filho, seu marido, quando temos a disponibilidade. E não somente isso, mas procurar saber no que eles precisam de ajuda.

Capacidade de gerenciar emoções – Saber controlar nosso ímpeto nos momentos de nervoso. Aprender a não gritar, não falar nada que nos arrependamos, ou a meter o pés pelas mãos. Saber controlar nossas emoções de acordo com cada situação. E temos várias, como quando nossas funcionarias mancham aquela roupa novinha e caríssima, ou quando nossos filho apronta alguma coisa, quando brigamos com o marido ou com nossa mãe.

– Buscar novos conhecimentos e novas e eficientes práticas – Girls, isso sempre. Temos que estar atentas ao nossos comportamentos e estratégias, e assumir quando está dando certo ou quando está errado. Buscar sempre aprender e entender as situações novas,e sabermos agir de forma eficiente. Pois hoje em dia tudo está em rápida e constante mudança e temos que sempre nos adequar a isso.

Valeu Super a pena comprar e ler esse livro.

IMG_1896

E a minha escolha para a noite de lançamento foi…

IMG_1906 

Beijos

Helo